A Música e o Grupo Corpo

Assistindo ao novo trabalho do Grupo Corpo  “Sem Mim” vivi uma experiência sensória que me fez lembrar outros trabalhos do Grupo. O balé de Belo Horizonte sempre me emociona, pois lá vão mais de trinta anos acompanhando as coreografias da companhia de dança contemporânea mais conhecida do Brasil. Com trajetória invejável e nome consagrado em diversos países do mundo suas coreografias sempre foram embaladas com música de primeiríssima qualidade. Tanto que não é incomum ter dentre seus admiradores um público que assiste às suas apresentações  principalmente pela música que será ouvida, pois sabem que serão agraciados com pérolas da música popular brasileira. Desde os dois primeiros trabalhos do grupo, “ Maria Maria”  e ”O Último Trem”, cujas trilhas foram compostas por Mílton Nascimento para o balé,  esse aspecto extremamente relevante se manteve presente e todas as montagens da companhia mineira ao longo de toda a sua trajetória. A música original sempre foi uma marca de qualidade do grupo tanto é assim, que seus  cd’s são disputados em todas as apresentações.

Como não poderia deixar de ser, o novo espetáculo “Sem Fim” teve a impressionante trilha sonora composta por Carlos Nuñez e José Miguel Wisnik sobre canções de Martin Codax. Segundo Wisnik no libreto do disco:

“As sete canções de Martin Codax datam do século XVIII, e fazem parte do conjunto das “cantigas de amigo” do cancioneiro galego português. A tradição trovadoresca veio da Provença e chegou à Galícia através de um dos quatro caminhos de Santiago de Compostela, aquele que partia do sul da França. O gênero consolidou-se de tal forma na região da Galícia e atual norte de Portugal , com papel importante para a cidade marítima de Vigo, que o galego português passou a ser praticado na península ibérica como a língua preferencial da poesia.”

Wisnik que já havia participado da trilha sonora de outras montagens do Corpo, apresenta uma trilha sonora que conta com as vozes de Milton Nascimento, Jussara Silveira, Ná Ozzetti , Rita Ribeiro e Chico Buarque dentre outros. Vejam um trecho do espetáculo e ouçam a belíssima “Cantiga VI – Sem Mim” na voz de Mônica Salmaso.

Para maiores informações acessem o site: http://www.grupocorpo.com.br/

Esta entrada foi publicada em Música e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

One Response to A Música e o Grupo Corpo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s