Sonata de Nana Caymmi


O lugar é o Largo de São Sebastião em Manaus e o evento é o quinto dia do Amazonas Film Festival.  Muita emoção na exibição do magistral “Rio Sonata” de Georges Gachot numa produção franco-suiça. Noite bela, ao fundo o exuberante Teatro Amazonas, neste ambiente quente e acolhedor, assistimos a biografia de Nana Caymmi e ouvimos a voz de uma diva. Cantora carioca que não faz concessão quando o assunto é música. Depoimentos, imagens de arquivo, imagens da arte do cineasta francês. Um luxo, ouvir o repertório de Nana. Há muito venho pensando nela e estava mesmo sentido saudades. Mas voltou tudo. Sou um ser apaixonado e seres apaixonados não dispensam as canções selecionadas nas dezenas de discos de Nana. Tenho todos. Não tem uma música bola fora. Uma sequer que possamos dizer essa não. Uma música sequer que tenhamos o ímpeto de pulamos ao ouvir o disco de agora ou o de 30 anos atrás. Tudo está dentro. Todas tocam a alma. Todas possuem verdade. Todas falam da vida aqui neste mundo doido. Todas nos acalantam. Todas fazem chorar não de tristeza, mas de beleza.  Sim, chorar de beleza. No rico repertório tudo é escolhido pelo crivo do ouvido absoluto da grande dama da música popular brasileira. Uma mulher que vive no Rio e sofre pelo Rio.

O filme tem o Rio de Janeiro como cenário. Um cenário chuvoso, belo, triste e pobre. Apesar de tudo de bom e de mal no Brasil, nos valemos de termos uma artista da envergadura de Nana Caymmi e o relevante filme sobre sua vida e arte faz jus ao seu talento.

Para saber mais visite o site www.gachot.ch/gachot_riosonata.html

Esta entrada foi publicada em Música e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Sonata de Nana Caymmi

  1. Alessandra Anselmo disse:

    Adauto querido, adorei o blog! A emoção dos seus textos me comoveu e despertou a minha curiosidade para várias coisas. Comentarei mais quando nos encontrarmos. Serão muitos os cafés para colocarmos a vida em dia! Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s