Alejandro de Lady Gaga

De boa. Gostei  do clipe de “Alejandro”. Lindo, beleza, mas com ar de déjàvu pela ambientação minimalista que utiliza pouca cor: preto, cinza , branco e vermelho. Cenários que nos remetem aos campos de concentração nazista com foco nos militares.  A estética dos bailarinos nos chama à atenção por ser uma mistura de índios brasileiros, pelo cabelo, com soldados escravos. Mas o que nos salta aos olhos são as referências à musa Madonna como a provocação crítica à Igreja Católica com a representação da freira engolindo um terço no centro da cena que ostenta um crucifixo velho ao fundo. A coreografia sexy de tendência sadomasoquista articulada com a  estética gay inspirada em Jean Paul Gaultier e Pierre et Gilles  reforçam que a rainha do pop fez escola. Independente de qualquer análise cabeça, é inegável a importância da nova revelação da música pop.

Lady Gaga tem a teatralidade e a sofisticação que nos regenera. Não é  à toa o sucesso que está fazendo. Cada clipe é uma história bem feita, com qualidade dizendo claramente de onde vem seu legado. E a moça sabe disso e não se esquiva de citar em entrevistas suas principais referências inspiradoras, que incluem todos os grandes nomes da vanquarda pop, tais como: Andy Warhol, David Bowie, Queen entre outros. Gaga canta divinamente, compõe, dança, alucina nos figurinos e personagens. A nova musa do pop internacional é desses  raros talentos tipo cornucópia de onde jorram criatividade e ousadia. Bom para todos nós. Salve Lady Gaga.

Esta entrada foi publicada em Artes Cênicas, Música e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

One Response to Alejandro de Lady Gaga

  1. Arthur disse:

    Lady Gaga e seu Alejandro trouxeram uma sopro novo (apesar de todas as referências/homenagens à Madonna) à música pop.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s