Macumba Antropófaga Urbana de SamPã

Tive a oportunidade de assistir a estréia da Macumba Antropófaga de Zé Celso Martinez Correa no seu Teatro Oficina no bairro do Bixiga em São Paulo na semana passada.
O teatro já conhecia, pois fui a uma festa no ano passado lá. Mas ainda não tinha visto a trupe de artistas atuando no Teatro. Foi impressionante. Uma superprodução. A encenação se inicia pelas ruas do Bixiga com duas paradas: uma na frente do antigo Teatro TBC e outra na rua da última residência de Oswald de Andrade. O cortejo pelo bairro termina no terreno que será incorporado ao Teatro Oficina Uzina Uzona e que integra o projeto da Universidade Antropófaga.
Uma ópera brasileira. Assim defino a Macumba Antropófaga de Zé Celso. A música, a movimentação cênica e os solos têm ritmo operístico. Sem dúvida ao ver o trabalho do Teatro Oficina estamos diante de um rico exemplar da cultura brasileira que se mostra cada vez mais vivo. O Teatro Oficina completou 51 anos no ano de 2009 em plena atividade artística e social.
Assisti em vídeo a primeira Macumba Antropófaga que aconteceu na Avenida Paulista em 2005. Estive presente na segunda Macumba que aconteceu em Inhotim-MG em 2010 e agora em São Paulo fica evidente como o Teatro Oficina vive um dos momentos mais importantes de sua história e como é imprescindível cultivarmos a memória do teatro que tem tamanha importância para a memória do nosso povo e das nossas conquistas.
Salve Zé Celso Martinez Correia e seu Teat(r)o Oficina Uzina Uzona.

Para saber muito mais acesso o site: http://teatroficina.uol.com.br

Esta entrada foi publicada em Artes Cênicas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

One Response to Macumba Antropófaga Urbana de SamPã

  1. Mari disse:

    Uma ópera, um rito. Uma brasileirada de verdade, foi isso que pude ver pela tela. Pude ver em mim também uma vontade tremenda de presenciar corpo a corpo toda magia que por lá acontece, de editar com meus olhos os closes que quero. Salve Zé! Salve Oficina! Salve Brasil e a não perda de nossos símbolos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s