O SacerdÓCIO de Zé Celso


A sabedoria do grande artista do teatro brasileiro nos chega por meio da ênfase eloqüente e dionisíaca que afirma conceitos simples e necessários hoje em dia como: o afeto, o amor e a vida. Evoé Retrato de Um Antropófago, nome do filme de Tadeu Jungle/Elaine Cezar sobre Zé Celso Martinez Correa.
A filosofia da vida, os principais projetos e as provocações sedutoras do Zé estruturam o roteiro do documentário. Nele o impressionante performer atua nos seduzindo a prestar muita atenção na lucidez de suas palavras. O diretor de teatro nos emociona pela clareza e obviedade de suas afirmações que também nos atualizam dos seus novos planos que incluem a Universidade Antropófaga , projeto premiado na Quadrienal de Praga este ano.

Incrível a constatação de que tudo que Zé Celso milita hoje pelo teatro e pelo Bixiga são bandeiras defendidas pelo artista desde sempre, desde o início da década de 80, quando retornou ao Brasil depois de longo período de exílio durante a ditadura militar. O documentário tem a virtude de dar-nos a noção clara dos principais temas que delineiam a atuação do mestre do teatro, que sempre afirmou a inspiração maior que vem do pensamento de Oswald de Andrade.
Que bom para nós brasileiros podermos contar nos dias de hoje ali, em São Paulo, no bairro do Bixiga, no Teatro Oficina, com a presença de um homem idealista como ele, nosso admirável sacerdote. Evoé! Zé Celso Martinez Correa!

Para saber mais visite o site: http://teatroficina.uol.com.br/

Esta entrada foi publicada em Artes Cênicas e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s